Graça Artes

Pintura em tecido

Pintura em Tecido
Sempre lave e seque as peças de tecido antes de pintá-las para eliminar resíduos de goma ou outros produtos químicos que possam interferir no resultado.
Procure trabalhar em local iluminado e arejado, sobre uma mesa grande, forrada com espuma de 7mm de espessura recoberta por plástico grosso. Finalizada a pintura, limpe o plástico com um paninho embebido em álcool. Evite usar flanelas pois estas soltam fiapos.
Sempre lave, seque e passe o tecido (enquanto estiver úmido) antes de começar a pintura, para eliminar qualquer resíduo de goma. Em alguns casos, quando a quantidade de goma é excessiva, chega-se a deixar o tecido de molho em água fervente para remover completamente o produto. A exceção fica por conta da seda, que nunca deve ser mergulhada em água fervente.
Às vezes, a seda é tratada com amaciantes que repelem a tinta. Nestes casos, que podem ser comprovados testando-se a tinta sobre uma pequena área, convém lavar e passar a peça antes de pintá-la.
Lembre-se: quanto mais aberta a trama do tecido, maior será a absorção da tinta. Como exemplo, os tecidos de sacaria, muito empregados em panos de prato.
Ao executar a pintura de cores sobrepostas, sempre espere a secagem da camada inferior antes de aplicar uma nova cor.
Você pode usar tintas para pintura em seda ao executar a pintura em aquarela sobre tecido: o efeito é muito bonito, quase transparente, quando o trabalho é executado com rapidez.
Os pincéis mais indicados para pintura aquarelada em tecido são ps de cerdas achatadas e, também, os redondos, terminados em ponta.
Na pintura porcelanizada, tintas de consistência mais pastosas produzem bons resultados tanto em tecidos naturais quanto em tecidos mistos com sintéticos. Evite tintas muito aguadas, principalmente nos tecidos sintéticos pois esta escorre pela trama.
O branco, usado na pintura pocelanizada para dar "luzes" nos motivos, é obtido com a tinta "branco mate", ligeiramente diluída, aplicada ao tecido seco com a ponta do pincel. Em alguns casos, como nos desenhos de frutas, por exemplo, a aplicação do branco pode preceder a de outras cores, dependendo do efeito de luz que se deseje obter.
Existem várias sedas puras disponíveis no mercado, como toile de seda, palha de seda, crepe de Chine, crepe madame, gazar, xantungue , cetim de seda, chiffon, crepe georgete, etc. por conta do aprimoramento das técnicas têxteis, torna-se cada vez mais difícil reconhecer a pureza do tecido. Para certificar-se, faça o teste da queima da fibra: o fio de seda pura, ao ser queimado (use a chama de um isqueiro ou fósforo), cheira a penas de aves e produz uma cinza fina que se dissolve entre os dedos; o fio de seda mista tem o mesmo odor, mas suas cinzas enrugam e formam pequenas bolinhas. Um tecido 100% sintético, ao ser queimado, cheira unicamente plástico.
As tintas para tecido à base de anilina, com fixação a vapor, podem ser usadas apenas sobre tecidos 100% naturais, como seda e lã pura. Já as tintas à base de pigmentos, fixadas a ferro quente, aplicam-se a todos os tipos de tecidos. Nos dois casos, a secagem deve ocorrer naturalmente, sem aceleração do processo.
-A guta, muito usada nas pinturas sobre seda para isolamento de áreas pintadas em cores diferentes, é solúvel em água. Pode ser removida, facilmente, lembrando-se que o tecido pintado só pode ser lavado depois de 72 horas da conclusão do trabalho.
Gutas coloridas ou metálicas são permanentes. Após a secagem fixe-as com ferro quente, sem vapor, passando-se sempre pelo avesso do tecido.
A pintura sobre seda geralmente é feita com o tecido esticado num bastidor de madeira. Prefira ripas móveis com parafusos, aos bastidores convencionais. Assim, você utiliza o mesmo suporte para pintar o tecido em diversos tamanhos.
Para proteger a madeira do bastidor das manchas de tinta, recubra-a com fita adesiva antes de prender a seda com tachinhas. Ao final do trabalho, basta trocar a fita adesiva antes de iniciar uma nova pintura.
Para pintar camisetas ou outras peças de malha faça o seguinte: corte uma chapa de Duratex ou Eucatex ligeiramente maior que a peça de tecido. Passe uma demão de cola permanente numas das faces da chapa e encaixe-a por dentro ou sob o tecido. Esse procedimento evita que a malha deslize sobre a superfície de trabalho e que a tinta vaze e manche outra área da peça pintada.


Fonte AQUI
Pintura em tecido Pintura em tecido Reviewed by GRAÇA LAYOUTS on 7/26/2010 Rating: 5

7 comentários:

Artes da Babi disse...

Olá querida, indiquei seu blog ao prêmio sunshine awards, dá uma passadinha lá no meu blog pra pegar seu selo, bjossssss!!!!!!
http://babipaglia2009.blogspot.com/

Anônimo disse...

Graça passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Eliana Lopes disse...

Oí linda tudo bem? Nem sabia que você tinha este blog. Adorei. Já estou te seguindo. Beijocas!!

Anônimo disse...

Oiiee *-*
td bem ?! estou sentindo falta das suas visitas em meu blog .. o que houve ?? ! =/

Parabéns pela pintura .. ficou um charme !!


Grande abraçoo

Vivi

Maria da Graça disse...

Cara blogueira! Criei um blog e seu nome é bem parecido com o teu! Pode ser que tenham postado algum comentário por engano, mas já avisei meus contatos: meu blog não tem o s no final... Mas acho que ninguém perderá seu tempo te visitando: teus trabalhos são lindos e valem a pena serem admirados!Desculpe-me por algum contratempo!
Um grande abraço:
Maria da Graça Schenkel

Unknown disse...

Amiga,
Que saudades das tuas criações, dos teus paps, dos teus lindos reciclados!
Continuarei tua fã número 1 e esperando que tu volte a fazer teus lindos trabalhos!
Beijos!!

JADU disse...

FAÇO UM TRABALHO FORMIGUINHA, E ENSINO VARIAS TECNICAS, A MINHA COMUNIDADE E POBRE, ENTAO EU ALEM DE ENSINAR TENHO QUE DAR OS PRIMEIROS MATERIAIS PARA QUE ELAS POSSAM ESTAR DESENVOLVENDO A TECNICA QUE APRENDERAM E APARTIR DAI COMEÇAR A VENDER O PRODUTO
NAO TENHO NADA NEM SITE NEM BLOG, MINHAS AULAS DEPENDEM DO MATERIAL QUE TENHO DISPONIVEL, MAS NUNCA PASSA DE 10 ALUNOS TEM DIAS QUE ENSINO UM SO, AS AULAS ACONTECEM SEMPRE QUE TENHO MATERIAL AI VOU ATE A COMUNIDADE E FALO HOJE VOU ENSINAR TAL COISA QUEM QUER, PARTICIPAR? E TUDO MUITO SIMPLES E IMPROVISADO
ENSINO GRATUITAMENTE, NAO COBRO NADA, MAS RECEBO CARINHO E AMIZADE E AJUDA PARA CURAR MINHA ALMA DOENTE.
OLA, SOU JAQUE, E ADORO ARTESANATO, E COMO MORO EM UMA
COMUNIDADE POBRE, ESTOU TENDO DIFICULDADES PARA ENSINAR AS CRIANÇAS ,
JOVENS, ENFIM QUALQUER PESSOA QUE QUEIRA SAIR DAS RUAS PARA TER UMA
OCUPAÇÃO, NAO QUERO DINHEIRO, SO QUERO QUE ME MANDEM FOLHAS DE EVA, COLA
CORTADORES , ENFIM TUDO QUE POSSA SER USADO NAS AULAS DE EVA, LAS, FIOS PARA
BORDADOS, FIO DE SEDA, PANO PARA PINTURA, TINTAS PARA PINTURA EM TECIDO,
CAMISETAS PARA DECOUPAGEM, PEÇAS EM MDF, MATERIAL PARA BISCUIT,PEÇAS PARA
FAZER BIJUTERIAS , SABONETES PARA DECOUPAGEM, PEDAÇOS DE TECIDO, CHINELOS,
GUARDANAPOS, PANOS DE PRATO, MOLDES, RISCOS, ROUPAS COM PEQUENOS DEFEITOS
PARA DECOUPAGEM E ATE MESMO PARA FAZERMOS BAZAR ,TODO TIPO DE MATERIAL QUE
EU POSSA UTILIZAR PARA ENSINAR, PODE SER MATERIAL USADO POIS POSSO
REAPROVEITAR.E VCS ESTARÃO ME AJUDANDO TBM POIS ESTOU TENTANDO SAIR DE UMA
DEPRE, NÃO ESTA SENDO FACIL, MAS ESTOU DEPOIS DE MUITO TEMPO ME SENTINDO
UTIL E ISTO ESTA ME LEVANTANDO,GRAÇAS
A DEUS, PORISSO RESOLVI PEDIR AJUDA POIS TENHO 2 FILHOS UM COM 28 E OUTRO
COM 4 ANOS, E ELE PRECISAM DE MIM, E EU PRECISO DE VCS, SEI QUE NINGUEM TEM
NADA COM MEUS PROBLEMAS, MAS SOZINHA NAO ESTOU CONSEGUINDO SAIR DO BURACO,
OBRIGADA. SE VCS TIVEREM MATERIAL PARA EU COLOCAR NO BAZAR TBM ACEITO, VAI
SER BEM VINDO, POIS A RENDA REVERTO EM MATERIAL
END;RUA PONTES LEME,242
BAIRRO UVARANAS
84030-130
PONTA GROSSA PARANA
EMAIL jdeva2011@hotmail.com

Tecnologia do Blogger.